sábado, 24 de outubro de 2009

Empadão de Farinheira e Grelos

Todas as farinheiras são para mim uma excelente ocasião para inventar novas formas de a confeccionar!!! E sim meus amigos, eu sei que a farinheira vem do porco, mas é algo que me transcende e apodera-se das minhas glândulas salivares!! Se houvesse uma monarquia no reino dos enchidos, a Farinheira era a Rainha!!

Ingrediente para 4 pessoas:
2 farinheiras do Fundão (usei marca Pingo Doce)
1 embalagem de puré (usei uma embalagem com duas saquetas da marca Pingo Doce)
Um molho grande de grelos de couve

Preparação: coser as farinheiras. Reservar a água de cosedura das farinheiras para coser os grelos. Sendo necessário, acrescentar água e rectificar o sal. Coser os grelos na água das farinheiras, escorrer e migar. Acrescentar um fio de azeite aos grelos para que não fiquem muito secos. Retirar a pele às farinheiras. Preparar o puré e temperá-lo a gosto. Numa travessa de ir ao forno dispôr uma camada de puré, a seguir colocar a farinheira desfeita e por cima os grelos migados. Cobrir com o restante puré. Pincelar com uma gema batida e levar ao forno no grill para dourar.

Et voilá!!

2 comentários:

Eli Gee disse...

Ai miga...

Mnham, Mnham...Deixaste-me cheia de vontade de provar isso!!!

Que prendada a minha amiga... mas isso eu já sabia! O homem que te levou, levou uma fada do lar!!!

Miga, bota essas mãozinhas preciosas no seguro... jáaaaa!

Grande beijo daqueles repenicadinhos e lambusadinhos de farinheira (estou a brincar...hihihi!)!

Mónica (Mó) disse...

Miguita, prova que vale bem a pena!! Experimenta na tua "bimba" e óspois vem cá dizer o resultado!! ;-)